VISÃO SISTÊMICA: SOMOS MUITO MAIS DO QUE APARENTAMOS

A partir de hoje, entenda que, quando você olha alguém inspirador, se interesse também pela jornada, pelo percurso, pela essência desse ser. Somos muito mais do que aparentamos. Somos como as árvores!

Imagine uma árvore. Provavelmente você pensa em tronco, galhos, folhas e frutos. Esses são alguns elementos que são visíveis a olho nu. Se, ao invés disso, eu te perguntar quais os elementos de uma árvore, provavelmente você vai incluir a raiz, que é o elemento “oculto”. E, se eu for além e questionar sobre o que faz uma árvore crescer saudável, provavelmente, você vai mencionar os elementos invisíveis: umidade, luminosidade, temperatura do ar ou velocidade do vento. Em resumo, a árvore é muito mais do que a imagem que vemos, ao entrar em um jardim bem cuidado.

A árvore é a metáfora perfeita para entender a visão sistêmica. Nós somos muito mais do que a nossa presença física. Quando você casa com alguém, por exemplo, você casa com o pacote completo, que pode incluir família, filhos etc. Além disso, quando se olha para alguém, mesmo aquela pessoa que se conhece bem, vão existir muitos e muitos elementos invisíveis que vão influenciar as reações involuntárias, os comportamentos e o estado dela. É complexo.

A visão sistêmica funciona para o ser humano como a árvore na natureza e, dessa forma, considera toda essa rede de relações e influências, entendendo a relação entre esses elementos e a importância da harmonia entre eles. Essa é uma das razões pelas quais, na visão sistêmica, não faz sentido separar as pessoas “por partes”. A vida pessoal e a profissional estão entrelaçadas e, se algo importante acontece em um desses lados, o outro vai sentir.

Não adianta plantar um limoeiro em um solo adequado e não fornecer a quantidade de sol que ele precisa para dar frutos ou não oferecer água. O solo não será suficiente para que ele prospere. Assim também somos nós. O nosso movimento influencia no movimento do todo, e o movimento do todo influencia no nosso movimento. Imagina a quantidade de empresas na nossa cidade que se prepararam para um 2020 de crescimento e tiveram que recuar por conta de um vírus, que surgiu em outro continente. É assim que funcionam os sistemas: Em rede, conectados.

Para finalizar, trago uma reflexão sistêmica sobre plantar e colher: Dificilmente quando se vê uma árvore bela, alguém se questiona sobre a semente dessa árvore. A maioria dos comentários é sobre a beleza dos frutos e nós sabemos que os belos frutos são a última etapa, a etapa da colheita. Nós, humanos, precisamos, assim como as árvores, passar por processos de evolução e desenvolvimento, que envolvem pessoas, elementos invisíveis, conexões e muito mais. A partir de hoje, entenda que, quando você olha alguém inspirador, se interesse também pela jornada, pelo percurso, pela essência desse ser. Somos muito mais do que aparentamos. Somos como as árvores!

fonte: https://administradores.com.br/artigos/visao-sistemica-somos-muito-mais-do-que-aparentamos